Olá, esse post é dedicado para os DJ’s iniciantes que desejam entrar no mercado de Eventos Sociais.

Recebo muitas mensagens de DJ’s de Curitiba que querem iniciar no mercado, alguns pedem Curso de DJ, alguns pedem dicas, então nesse post quero dar algumas dicas para iniciar na carreira de DJ de Casamentos, Aniversários em Curitiba.

Em 2001, 2002, comecei a fazer bailes por “brincadeira” , e essa brincadeira foi ficando séria, rs.

Quando decidi fazer isso por profissão em 2003 tive a ajuda de um grande amigo, o Jared Castro Deus, que já trabalhava na área (com música ao vivo), ele faz eventos sociais e toda base de repertório, locução, aprendi com ele. Algumas vezes acompanhava ele nos eventos, peguei com ele os CD’s de músicas com repertório próprio para esse tipo de evento. Tenho muita gratidão por isso!

Dicas importantes para ser um DJ de eventos sociais

Primeira dica que sempre digo é que você precisa se desprender de tudo que você “curte” de música, no sentido de que você vai precisar “tocar de tudo” em um evento social. Existem as festas que são temáticas, por exemplo, festas anos 60,70, 80, festas juninas, festas havaiana, festa de rock…

Aí você vai precisar estudar e só tocar esses estilos. As vezes isso acontece em festas sociais, quando os anfitriões escolhem as músicas, essas festas, costumam ser “estranhas” ou muito animadas, dependendo muito se os convidados também curtem ou não.

Uma segunda dica é estudar sempre, estudar?? Sim, você precisa estar antenado com as tendências do momento, ir atrás de músicas novas; com a internet, as músicas passaram a ser descartáveis; mas tem aquelas que permanecem muito tempo no “gosto da galera”. A montagem de um repertório bacana costuma levar um tempinho, você vai sentir quando a pista estiver animada.

A terceira dica é conhecer algum DJ e ir em algumas festas pra ajudar na montagem dos equipamentos, participar da festa, sentir o clima.

A quarta dica é na montagem do setup para começar a trabalhar como DJ sem precisar locar equipamentos de outras empresas, mas se precisar locar no começo, tudo bem…

Monte um setup básico com 2 caixas amplificadas, 1 mesa de som pequena, 1 microfone com fio, 2 efeitos de luzes coloridas de LED, 2 canhões de LED e 1 máquina de fumaça, além de cabos e extensões.

Minha quinta dica é começar fazendo festas para os amigos! Ficou sabendo de uma festa, se ofereça pra tocar!! Combine o repertório e vá em frente!

Meu nome é Hugo Nadolny, sou DJ de Casamento e Eventos Sociais há mais de 20 anos em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *